O que é:
A tendinite no ombro é uma inflamação que ocorre nos tendões do ombro, causando intensa dor. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. A tendinite no ombro tem cura, mas a completa remissão dos sintomas pode demorar meses para ser alcançada.
Causas da tendinite no ombro
As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso ou “mau- jeito”; esforço repetitivo com o braço ou a má postura.
Esta inflamação apresenta como principais sintomas a dor localizada intensa, dificuldade para levantar o braço, sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e formigamento.
A forma mais comum de tendinite no ombro, envolve o tendão do músculo supra espinhoso. Geralmente, esse tendão é lesionado por excesso de uso dos braços no trabalho ou no esporte que exija levantar o braço de forma repetida, como na natação e no tênis. Os carpinteiros e pintores são os profissionais que mais comumente sofrem com este tipo de tendinite.
Quanto mais rápida a tendinite for diagnosticada e tratada, mais cedo serão recuperadas a força e a flexibilidade dos tendões lesionados.
Como tratar a tendinite no ombro
Sessões de fisioterapia são importantes, para manter o movimento e a força do membro afetado. Ultiliza-se eletroterapia (US, TENS), crioterapia (gelo), alongamentos e cinesioterapia (fortalecimento).
Os exercícios físicos devem ser moderados, até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular, antes do retorno das atividades, ajudam a prevenir novas lesões.
O tempo de recuperação varia muito de um indivíduo para o outro, mas, no mínimo, deverá ser necessário cerca de 3 a 4 meses de tratamento fisioterapêutico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário