sábado, 20 de julho de 2013

Maus hábitos na hora de dormir causam problemas à saúde


Uma boa noite de sono previne o ronco, as dores na coluna, na cabeça, no pescoço, braços, quadril e pernas, além de promover o bem-estar. Não existe segredo para uma boa noite de sono, mas o que deve ser sempre levado em conta é a curvatura da coluna.
De acordo com o fisioterapeuta Daniel Xavier, presidente da Associação Amazonense de Fisioterapia (Asfiam), manifestação de sintomas como dores de cabeça, bruxismo, zumbido, dor no pescoço, dormência na face, formigamento nos braços e pernas, dores nos joelhos e quadril podem ser causados tanto pela posição em que se dorme, quanto pela densidade do colchão e travesseiros inadequados.
Ele destaca que, dependendo da posição em que se dorme, a coluna pode sofrer uma inversão de sua curva, comprometendo outros órgãos como pulmão, estômago, vias aéreas (traqueia) e a própria coluna lombar. “Não é difícil perceber como está a qualidade do nosso sono, afinal, os sintomas são fáceis de perceber, principalmente as dores de cabeça e na própria coluna”, diz Daniel.

O fisioterapeuta recomenda dormir de lado, buscando apoio nos braços, um movimento importante para não torcer a coluna. A escolha do colchão também é importante. “O colchão deve se acomodar ao corpo e, ao mesmo tempo, oferecer resistência ao peso”, explicou o especialista.
Algumas práticas também contribuem para uma boa noite de sono, como ler ou usar laptop na cama, que podem contribuir para alterações na postura futuramente. Se houver a necessidade de trabalhar deitado, suportes para as costas e os braços, como uma mesinha, são recomendados.
Posições
Ele ressalta, ainda, que também é preciso atentar para as posições adotadas pelas pessoas no dia a dia, fato que contribui de forma significativa para a manutenção ou não da curvatura da coluna, ou seja, da postura, influenciando também na má qualidade do sono. “É comum pessoas que sofrem de dores na coluna terem sono ruim, por não encontrarem posições de dormir que proporcionem conforto e alívio das dores, e a causa muitas vezes não é do colchão, dos travesseiros e das posições de dormir, e sim da falta de um tratamento adequado e que solucione o problema de coluna”, destacou.

Um colchão firme oferece mais apoio e garante que a coluna vertebral e outras regiões do corpo fiquem adequadamente apoiadas, evitando a compressão dos nervos, vértebras, discos e ligamentos, mantendo as articulações mais alinhadas e saudáveis. “Se você sente rigidez e dores no corpo sempre que levanta da cama, pode estar sofrendo de um problema na coluna, pois a posição e o movimento do corpo podem estar estimulando esses sintomas“, destacou.
Gravidez
Com o crescimento da barriga durante a gestação, as grávidas também enfrentam dificuldades para encontrar uma posição confortável para dormir. Os desconfortos começam, geralmente, a partir do quarto ou quinto mês.
De acordo com o fisioterapeuta Daniel Xavier, a posição recomendada para as gestantes é a virada para o lado esquerdo, pois essa posição ajuda o sangue e os nutrientes a fluírem para o feto e o útero com mais facilidade, além de auxiliar os rins a eliminarem líquidos desnecessários.

Entre as posições mais desconfortáveis, segundo o fisioterapeuta, está a deitada de barriga para cima. Daniel esclarece que essa acomodação do corpo faz com que o peso do útero comprima a veia cava inferior e diminua o fluxo sanguíneo do útero-placentário, interferindo nas trocas entre mãe e feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário